terça-feira, 12 de abril de 2016

Por que Autidó?

Já me perguntaram o porquê de "Autidó". Aqui está a resposta.

O motivo da criação da Autidó é a reunião de pessoas para a prática da orientação. Que fique claro: orientação como atividade de lazer, como o esporte Orientação, trekking, bike, passeios, etc.
Uma atividade com orientação se diferencia de uma sem na medida em que o praticante tenha à disposição meios e técnicas que permitem sua autolocalização ou autodeterminação. Baseado nesse princípio, orientação se faz em qualquer lugar. Mas, principalmente, em ambiente rural. Aliás, foi neste ambiente que surgiu a inspiração para "autidó".
Porque uma outra característica da orientação é ser, na maioria esmagadora das vezes, praticada ao ar livre. Daí o esporte de mesmo nome ser enquadrado como uma atividade outdoor (ar livre, em inglês - dentre outros significados).
Agora, pronuncia certo isso aí!!! /'aʊtˌdɔr/ (obrigado Siri!).
Imagine-se dizendo para pessoas que vivem no meio rural, particularmente aquelas mais humildes e menos integradas aos termos estrangeiros, para falar certo  /'aʊtˌdɔr/ ! Sai no máximo um "autidó".
Autidó é, então, o aportuguesamento livre de outdoor, uma homenagem em respeito ao habitante do local em que praticamos a orientação e ao seu ambiente de vida, nosso parque de diversão.
Quanto ao logo, ... fica para outra próxima postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário