quinta-feira, 14 de abril de 2016

orientação e Orientação

Diferenças além do "o" maiúsculo

Não confundir orientação com Orientação, porque a Orientação está dentro da orientação, mas a orientação está além da Orientação. Fui claro?

orientação refere-se ao ato ou à arte de se orientar. E orientar, nas palavras de um velho dicionário, é "reconhecer a situação do lugar em que se acha para se guiar no caminho".
Orientação refere-se a um esporte, cuja característica principal é a utilização de um mapa com o qual se fará a orientação.
A orientação é muito mais antiga que a Orientação. Nasceu com a necessidade do animal humano vencer distâncias e ter o controle da sua segurança e dos seus afazeres. E a Orientação foi uma criação humana do final do século 19. Ela sistematizou e normatizou a atividade de orientação de modo a torná-la um esporte a ser praticado exclusivamente com mapa e bússola.
A confusão é justa porque as atividades são designadas pela mesma palavra no português. No inglês, a diferença é mais clara, afastando confusões. Se você precisar se deslocar, deve ficar atento às técnicas de "orientation" ou ativar suas "navigation skills". E se sua intenção é praticar aquele esporte que usa mapa, bússola e as técnicas de "orientation", você fará "orienteering".
Podíamos seguir esta mesma linha nos países lusófonos, inventando uma palavra diferenciada ou nos apropriando de uma já existente. Para designar e diferenciar o esporte ainda não houve êxito, mas para designar os seus praticantes sim. Os que antes eram chamados de orientadores (confundidos com orientadores educacionais e por aí vai), hoje está estabelecido que os praticantes do esporte são orientistas.
Assim sendo, quando falamos em Orientação com "o" maiúsculo, estamos nos referindo ao esporte que utiliza as técnicas de orientação (com "o" minúsculo) com o recurso de um mapa e de uma bússola. A orientação com "o" minúsculo vai além do mapa e da bússola: se apoia em GPS, acidentes do terreno, nos astros, nos sinais ambientais e em outras técnicas.


PS. A primeira palavra do primeiro parágrafo, "orientação", foi escrita com letra minúscula de forma propositalmente errada. O certo é que toda primeira palavra de uma frase tenha sua primeira letra maiúscula. Achei bom avisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário