segunda-feira, 4 de abril de 2016

Os Nortes

Existem 3 nortes. Mas 1 nos interessa.

Há uma confusão generalizada com essa história de norte. Tem o norte geográfico, tem o norte de quadrícula e tem o norte magnético. Todos têm sua importância, sendo que o magnético é essencial para a gente.
O norte geográfico (ou verdadeiro) deve ser o mais conhecido no mundo. E o mais confundido com o magnético. Ele, junto com o sul (geográfico), são as pontas de uma vareta que atravessa a Terra. Em torno dessa vareta o planeta gira, fazendo os nossos dias e noites. Então, aquele negócio de corpos celestes em movimento no espaço que Copérnico, Kepler, Galileo e Einstein falavam é tudo balela. A Terra se resume numa vareta, que liga o norte ao sul, rodeada de terra, como em um algodão doce.
Já o norte de quadrícula é o irmão desconhecido dos nortes. Afinal, sua influência é quase nula para a vida das pessoas. Ele é uma invenção dos cartógrafos para eliminar distorções e garantir a confiabilidade das cartas topográficas. Se baseia no princípio de que o planeta é redondo (mais ou menos) e o mapa é plano. Ao se fazer um mapeamento sistemático do terreno no papel, é necessária uma deformaçãozinha na direção do norte para equilibrar o mapa. É meio difícil de entender. Ainda bem que a diferença do norte de quadrícula e o geográfico é ínfima, da ordem de alguns segundos (segundos de ângulo, fração dos minutos que é fração dos graus). Ou seja, desprezível para nós.
O norte magnético é o nosso sol. Ele guiou nossos antepassados para conquistar o mundo. A confusão dele com o geográfico decorre devido a sua proximidade real. No entanto, estão efetivamente em locais distintos. Diferente do norte de quadrícula, há um ângulo considerável de distância entre os dois, que, no Brasil, gira em torno dos 20 graus.
De todos os nortes, só o magnético aparece nas nossas cartas de Orientação. Mas no mundo real, no terreno, ele é invisível. Ele só pode ser visto por meio de um aparelho: a bússola. Daí surge a ligação da bússola com a Orientação. E mais, esse norte também é conhecido como o norte de bússola.
Mas por que se usa o norte magnético na orientação? Por que ele é diferente do geográfico? Alguém sabe?

Imagem: http://rumosemrotas.com.br/roteiros/orientacao/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário