domingo, 19 de fevereiro de 2017

Aniversário

Foi no dia 20 de fevereiro de 2016 quando tudo começou.

A Autidó nasceu para compartilhar vivências. Vivências em práticas de orientação.
Veja bem, são vivências, não estudos. Uma coisa é ir a um museu e constatar que as obras de arte e peças históricas realmente existem fora dos livros. Outra é absorver a História induzida pela visualização de um artefato de época, ou imergir na técnica e no contexto que um artista produziu seu trabalho. Isto é vivenciar!
Com este intuito, a Autidó dimensionou um conjunto de treinamentos para que as pessoas possam viver a orientação. Pelo menos neste primeiro ano, o foco foi praticar a orientação pelo esporte Orientação. Daí, atendendo às prerrogativas da Confederação Brasileira de Orientação, foram preparados módulos de treinamentos que, no seu conjunto, cristalizam o Curso de Iniciação ao Esporte Orientação.
O primeiro módulo é o velho e eficiente cartão de apresentação da Orientação, o Treinamento Inicial. Foram realizados 14 deles. Atualmente, 65 pessoas têm uma carta de Orientação na sala de casa,  colocada num quadro com paspatur de 5 cm e vidro antirreflexo. A validação dessa atividade se deu em três eventos chamados de Orientação Dominical, na qual 34 pessoas entraram na dinâmica de uma pista clássica de Orientação.
O 2º módulo de treinamento é o do Modelado do Terreno. Em 4 edições, 19 orientistas (como são designados os que praticam Orientação) aprenderam a "ler" o terreno. Começaram a aprender uma das mais bonitas técnicas de navegação. A avaliação desta fase só ocorreu uma vez, em 26 de junho, no Desafio das Curvas de Nível, onde 10 participaram.
O 3º módulo para se concluir o Curso de Iniciação é o de uso da bússola. Este ainda não foi praticado abertamente. Só quem fez essa etapa e todas as outras foram cerca de 20 professores do município de Agudos pelo projeto Esporte Orientação na Escola. Neste projeto, os professores aprenderam sobre o esporte e receberam sugestões de como aproveitar as técnicas de orientação para melhorar o trabalho de aprendizagem dos seus alunos.
A Autidó ainda reuniu as pessoas para participar da 5ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação do ano passado, em Agudos, da 6ª etapa em Analândia e de um revezamento em janeiro deste ano no ITETRESP, Agudos também. A única atividade fora do esporte Orientação foi um passeio (com mapa) ao paredão de Piratininga, o que rendeu um roteiro de filme.
Olhando para trás, pode-se ver que o objetivo de compartilhar a orientação está se concretizando. E o efeito mais precioso que se tem disso tudo são os laços de amizade que se formam entre os orientistas.
E pensar que tudo começou há um ano... com 4 pupilos... que não mais participaram de outras atividades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário