sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Os Números de um Campeonato

Estatísticas da Orientação

Interessante saber "quanto" e "como" a Orientação vem sendo praticada. Uma das formas é refletindo quanto aos números de um campeonato oficial.
Aqui expõem-se as estatísticas da 5ª etapa do XXI Campeonato Paulista de Orientação (CAMPOR), a ser realizado no dia 11 de setembro, em Agudos. A competição faz parte do calendário da Federação de Orientação de São Paulo (FOSP). Como a prova ainda não ocorreu, tudo se refere ao número de inscritos, pois não se sabe quem efetivamente participará.
Começa-se com a quantidade de participantes: 120.
22,5% são mulheres. Cadê a mulherada correndo?
Sabe quantos são menores de 18 anos?  4 "de menor". Como será o futuro assim?
12 bravos e experientes orientistas formam os 10% com mais de 50 anos de idade.
 Das 105 categorias previstas neste campeonatos, 31 têm atletas inscritos, sendo que 1/3 destas 31 categorias têm apenas um atleta.
18 categorias são masculinas,  12 femininas e uma de dupla.
2 categorias são do nível Elite, 10 do nível A (muito difícil), 8 do nível B (difícil) e 7 do nível N (novato). Somam-se 3 categorias de "acompanhado" e 1 de dupla.
A categoria com mais inscritos é, como sempre, a concorrida H21A, com 23 inscritos, seguida pela H20N e H21B.
13 clubes de Orientação ou instituições ou grupos estão representados. Mas 14 atletas declaram-se sem clube (individual).
O Clube de Orientação de Campinas (COCAMP) é o que tem mais inscritos: 34.
Sabe quantos são da região? De Bauru, Agudos, Piratininga? 12. Apenas 10%. Não é fácil ter um campeonato paulista, registrado na Confederação Brasileira de Orientação, no quintal da nossa região. Saberemos aproveitar melhor no próximo!
A esperança reside na tendência de crescimento do esporte na região. Afinal, dos 12 fantásticos, 11 já treinaram na Autidó: Álvaro, Amanda, André, Geraldo, Gustavo, Isabel, João, Laura, Mário, Rodrigo e Tayguara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário