quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Interdisciplinaridade

Esporte Orientação na Escola

Este é o nome de um projeto que está sendo desenvolvido com professores do Ensino Fundamental. Visa capacitá-los a utilizar a Orientação na complementação da educação formal de crianças.

Esta é uma outra face deste esporte. Ele pode ser uma excelente ferramenta para consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula. Isto porque a prática da Orientação leva ao aluno a percorrer diferentes terrenos, defrontando-se com os desafios intelectuais da leitura de mapas. Essa dinâmica permite que o professor e o aluno explorem os campos do saber sob o olhar da matemática, da geografia, da história, da comunicação, da ecologia, da educação física e de tudo o mais que o terreno, o mapa e a criatividade do professor proporcionarem. É o que se chama de interdisciplinaridade.
Se em vários países europeus essa prática educacional vem sendo usado há anos, professores de Agudos dão os primeiros passos nesse sentido.
A professora Ana Gláucia já começou um trabalho com seus alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Com um mapa da sala de aula, ela foi ensinando as primeiras noções da leitura dos símbolos cartográficos e das práticas do esporte.
Será que valeu a pena essa aula? Deixa a professora falar:
"De início, parecia ser apenas uma gostosa brincadeira, mas de fato se tornou um prazeroso aprendizado. Através do lúdico, as crianças aprenderam o conceito de localização espacial."
Mapa e prismas
Conhecendo o mapa

Trabalho em equipe
Achando os pontos
 
Achei tudo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário