sexta-feira, 25 de março de 2016

O Tamanho da Orientação

A gente não tem noção do tamanho da Orientação.

O esporte é abrangente geograficamente (presente em todos os continentes), organizado mundialmente (federação internacional e nacionais), apoiado em tecnologia de ponta e com um notável número de praticantes. Vamos nos deter neste último aspecto.
Considera-se que uma competição do campeonato paulista tem bastante inscritos quando há pelo menos 200 participantes. No âmbito nacional, são vistos eventos com mais de 500 atletas e, em alguns episódios, mais de mil.
Parece muito. E é, principalmente se considerarmos que não é apenas uma corrida: tem mapa, logística, infraestrutura em área rural, etc. Mas vamos ver por aí a fora.
Vemos no futebol 22 correndo atrás da bola enquanto 22.000 assistem. Na maior competição do mundo, 22.000 correm. Olha essa foto:
Foto: fossumif.no

Esse é o local de chegada, que, bem ao propósito desse artigo, foi montada dentro de um estádio. Os que concluem a pista chegam naquela área isolada na parte posterior do gramado. Quem está de fora, ou já correu ou ainda vai para a pista.
Tudo bem que não foram 22 mil nessa competição. Eram apenas 18 mil. Ainda assim, é uma infinidade de gente.
Mas a imagem parada não nos transmite o efeito monstruoso de competições de Orientação dessa envergadura. Para mostrar melhor isso, o vídeo a seguir exibe a partida de um revezamento de Orientação. Cada equipe tem 7 atletas. O que veremos é a partida do primeiro atleta de cada equipe. Ah, mais uma coisa: esse é o revezamento masculino; a partida do feminino é numa outra hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário