quinta-feira, 31 de março de 2016

Treinamento Inicial - 02 de abril

Chame os amigos.

Passos iniciais na Orientação.
Outro treinamento nos dias 09 e 10 de abril.
E dia 16 ... uma prova para testar o que aprendeu.
Com água de coco, diversão, suor, certificado e Orientação.


segunda-feira, 28 de março de 2016

Treinamento em Abril

Continua o Treinamento Inicial para conhecer a Orientação.

O Treinamento Inicial é muito interessante para apresentar o esporte para quem não conhece ou não entende o funcionamento. Em abril, haverá mais uma rodada dessa atividade. Serão 4 oportunidades.
E, no dia 16 de abril - sábado, teremos uma competição para coroar o Treinamento. Não será no domingo porque dia 17 haverá o Ecorunner. Sem concorrência com a corrida. Afinal, em Bauru faltam atividades físicas legais como essas. Para que disputar o mesmo dia?
A ficha de inscrição estará disponível a partir de quinta aqui no blog Autidó. Aproveite a oportunidade e convide seus amigos para conhecer o esporte.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - 02 de abril
Horário: das 15h às 17:30h

SÁBADO - 10 de abril
Horário: das 15h às 17:30h

DOMINGO - 11 de abril
Horário: das 09:30 às 12:00
              e
              das 15h às 17:30h



sexta-feira, 25 de março de 2016

O Tamanho da Orientação

A gente não tem noção do tamanho da Orientação.

O esporte é abrangente geograficamente (presente em todos os continentes), organizado mundialmente (federação internacional e nacionais), apoiado em tecnologia de ponta e com um notável número de praticantes. Vamos nos deter neste último aspecto.
Considera-se que uma competição do campeonato paulista tem bastante inscritos quando há pelo menos 200 participantes. No âmbito nacional, são vistos eventos com mais de 500 atletas e, em alguns episódios, mais de mil.
Parece muito. E é, principalmente se considerarmos que não é apenas uma corrida: tem mapa, logística, infraestrutura em área rural, etc. Mas vamos ver por aí a fora.
Vemos no futebol 22 correndo atrás da bola enquanto 22.000 assistem. Na maior competição do mundo, 22.000 correm. Olha essa foto:
Foto: fossumif.no

Esse é o local de chegada, que, bem ao propósito desse artigo, foi montada dentro de um estádio. Os que concluem a pista chegam naquela área isolada na parte posterior do gramado. Quem está de fora, ou já correu ou ainda vai para a pista.
Tudo bem que não foram 22 mil nessa competição. Eram apenas 18 mil. Ainda assim, é uma infinidade de gente.
Mas a imagem parada não nos transmite o efeito monstruoso de competições de Orientação dessa envergadura. Para mostrar melhor isso, o vídeo a seguir exibe a partida de um revezamento de Orientação. Cada equipe tem 7 atletas. O que veremos é a partida do primeiro atleta de cada equipe. Ah, mais uma coisa: esse é o revezamento masculino; a partida do feminino é numa outra hora.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Mudaram as Estações

O outono chegou nesse domingo. E, com ele, a volta das provas de Orientação em Bauru.

Fim do verão. Início do outono.
Quando era 1 hora e trinta minutos de domingo, madrugada do dia 20 de março, o sol estava passando pela linha do Equador em direção ao norte.  Foi o equinócio de março. A partir desse dia, o sol esquenta mais o hemisfério norte da Terra e nós, ao sul do Equador, ficamos mais próximos do inverno.
Mas às 10 da manhã não teve frio na Unesp de Bauru, não!
O calor da Orientação deixou todo mundo animado para a retomada dessa corrida inteligente, saudável e divertida. Teve trilha,  desafios, descobertas, mapa, suor e caldo-de-cana.
E, acima de tudo, novas amizades. Próprio da Orientação.

Nada mudou!

Foto: Christian Freitas

Foto: Autidó
pra onde e por onde????
Foto: Lucas Murback

Foto: Lucas Murback
Foto: Lucas Murback

Foto: Klaus Aires Alves



terça-feira, 15 de março de 2016

Orientação Dominical

Depois de apresentar os fundamentos do esporte Orientação a novos participantes, está na hora de batizá-los numa pista de Orientação clássica.

Neste domingo, 20 de março, no campus da Unesp de Bauru, será realizado a Orientação Dominical.  Iniciantes e orientistas com experiência poderão participar das pistas de Orientação. A prova marca o encerramento do Treinamento Inicial e o encontro de antigos e novos praticantes.
Estarão montadas 4 pistas de Orientação. Os percursos medem aproximadamente 4 km. O terreno é relativamente plano, com muitas construções, ruas, trilhas, bosques e poucas áreas de mata densa. O atleta mais rápido deverá concluir a pista em cerca de 18 minutos. Cada atleta estará inscrito em apenas um percurso.
Cada pista tem 9 pontos. Os percursos foram dimensionados para iniciantes. Portanto, são de nível técnico fácil, ideal para aqueles que fizeram o Treinamento Inicial ou que nunca tiveram contato com as técnicas de orientação. Mas como um dos objetivos é a confraternização dos novos e antigos orientistas, todos podem participar.
A carta da competição foi produzida na escala de 1:5000, ou seja, cada centímetro na carta equivale a 50 metros no terreno. A equidistância das curvas de nível é de 2,5 metros.
Ao final da pista, os orientista receberão um brinde e participarão da apuração da prova. Não haverá premiação.
A inscrição na Orientação Dominical deverá ser feita aqui no blog Autidó, preenchendo o formulário logo abaixo. O valor da inscrição é R$ 20,00 (vinte reais) e deverá ser pago no dia do evento. O diretor administrativo do evento adverte o preenchimento da inscrição inicia um caro processo de mobilização de recursos econômicos para a montagem da prova. Sendo assim, ele lembra que a efetivação da inscrição e o não comparecimento causará sérios danos financeiros à organização do evento.

Evento: Orientação Dominical - pista de Orientação
Data e Hora: 20 de março, 10 horas
Local: portaria 1 da Unesp
Trajes: roupa de ginástica

Para participar, preencha o formulário abaixo até sábado (19 de março) às 10 horas.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Final-de-Semana com Poesia



Alguns duvidam desse negócio de ficar vendo mapa.


Outros acham uma complicação!


Mas quando todos se reúnem pra achar o tal do prisma


Aí é uma satisfação.

Vira uma pista de Orientação!!!!





Marque aí na sua agenda
O domingo, vinte de março.
Vai ter mais uma pista
Para todos os interessados.

Chame os seus amigos.
Venham juntos participar!
No espaço de toda Unesp
A turma vai deitar e rolar.

Amanhã é o primeiro dia
Pra começar a se inscrever.
É aqui no blog Autidó:
A Orientação vai ferver!



Fotos: Klaus Aires Alves

sexta-feira, 11 de março de 2016

Mais do que Só Correr

Já foi chamado de Corrida de Orientação. Agora o esporte é simplesmente Orientação.

Não se pode negar que quase sempre a Orientação é praticada na forma de corrida. E quando se fala de corrida, deduz-se pressa, fazer o mais rápido possível. O tempo vira um fator primordial no resultado.
Mas algumas formas de prática da Orientação não são contra o relógio. Levam em consideração outros fatores primordiais para apurar os vencedores. Daí, tirou-se a palavra "corrida" do nome do esporte.

Independentemente de ser praticado como corrida ou não, uma característica é marcante: Orientação nunca vai ser monótona.
O vídeo abaixo faz uma comparação interessante entre a corrida e a Orientação. Qual é mais interessante?

Lembre: no domingo (dia 20 de março) vai ter uma competição de Orientação para finalizar o Treinamento Inicial dos que conheceram o esporte agora. Também estão convidados os que já conhecem e querem voltar a praticar.

segunda-feira, 7 de março de 2016

O Fundamento da Leitura de Mapas

De todas as técnicas utilizadas para a orientação na Terra, a que mais se sofisticou através dos tempos foi a representação do terreno por meio de mapas.

O ser humano já se localizou pelo conhecimento prático do ambiente que vivia, já se orientou pelos fenômenos astrológicos (sol, lua, estrelas) ou pelos fenômenos naturais (predominância dos ventos, rotas de migração de animais, correntes marítimas, geomagnetismo).
A partir do momento que o mapa surgiu, com o homo sapiens sapiens conseguindo colocar sob uma superfície (como o papel) uma representação do terreno, ele dominou a fabulosa possibilidade de planejar o seu futuro. Pois essa é a principal função de um mapa: ao descrever um lugar, permite que o humano arquitete como utilizará aquele espaço.
Então, essa fabulosa ferramenta funciona bem se soubermos ler os mapas.
A leitura de mapa é o principal fundamento das técnicas de orientação. É o foco do Treinamento Inicial.

Se você e seus amigos querem conhecer esse fundamento por meio da prática do esporte chamado Orientação, a inscrição gratuita para 3ª edição do Treinamento Inicial está aberta. Preencha o formulário abaixo.

Data: 12 de março (sábado)
               ou
           13 de março (domingo)
Horário: das 15h às 17h30.
Local: Unesp Bauru (Portão 1)
Trajes: roupa de ginástica.

Gratuito!


quinta-feira, 3 de março de 2016

Experimentar a Orientação

A Orientação é um esporte diferente.

Não só porque há uma demanda física para vencer distâncias e uma exigência intelectual para entender o mapa. O praticante do esporte está permanentemente desafiado a superar o medo de estar perdido. E "estar perdido" é exatamente o contrário de praticar Orientação.
Com a ideia de fazer uma atividade segura e prazerosa, o Treinamento Inicial será na Unesp. Elimina-se, assim, o medo de "estar perdido". Na Unesp não tem erro nem perigo. Os participantes poderão experimentar o esporte, começar a assimilar as técnicas de orientação e nunca "dar um perdido".

Para participar, preencha o formulário abaixo, lembrando que:
Data: 05 de março (sábado). Havendo interessados, abriremos turmas no domingo.
Hora: início às 15hs e término às 17:30hs.
Local: Unesp - Portaria 1.
Trajes: roupa de malhação.