quarta-feira, 25 de maio de 2016

"A união faz a ...

... a força."

Quando se fala que "a união faz a força" para a Orientação, refere-se ao aspecto econômico em especial. Isto porque, de todos o$ gasto$ com tal prática esportiva, dois pontos destacam-se, dentre outros.
  1. Mapeamento. Basicamente, é a razão da Orientação. É a construção da arena do jogo. Para se ter uma ideia, fazer um mapa custa em torno de 9 mil reais.
  2. Deslocamentos. Um dos efeitos colaterais de praticar Orientação é viajar e conhecer muitos lugares. Alguns chegam a dizer que participar de uma pista é apenas um pretexto para viajar. Afinal, alguns eventos são em locais fantásticos: serra gaúcha, praias do Nordeste, ou, como na próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação em junho, na região de Caldas Novas/GO. Mas, como em qualquer viagem, gasta-se dinheiro com isso.
Então, quanto mais gente estiver praticando Orientação na nossa região, mais pessoas poderão dividir os custos de mapeamento. Na prática, significa baratear a prática do esporte.
Da mesma forma, fica mais tranquilo viajar por aí fazendo Orientação se mais pessoas se prontificarem a dividir os custos do aluguel de vans, ônibus, ou "rachar" as despesas dos carros particulares.

A união faz a força.

A "união" traduz-se em um efeito de massa, ou seja, muitas pessoas praticando Orientação. E a "força" tem um efeito de poder, porque, com mais gente, podemos fazer muito mais Orientação.
Por isso, é estratégico ter mais praticantes para que a Orientação na nossa região seja um esporte e lazer autossustentável.

Fonte: http://thebestforeverap8a.webnode.pt

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Calendário de Junho

Vem chegando o verão...

No hemisfério norte.
Para nós, é o inverno mesmo.
Comemorando a chegada da estação, a Autidó apresenta um calendário quente de eventos para encher os finais-de-semana de junho com o esporte Orientação.



Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom


1
2
3
4
Treino Inicial
5
Model Terreno
6
7
8
9
10
11
Treino Inicial
12
CAMPOR
13
14
15
16
17
18
Treino Inicial
19
Unesp
20
21
22
23
24
25
26
Desafio CN
27
28
29
30





Explicações do calendário
  • Nos sábados, teremos o velho e bom Treinamento Inicial, na Unesp. É a oportunidade para levar os amigos pra fazer Orientação, já que só explicar é dureza! Aí, no dia 19 de junho, domingo, faremos a competição na Unesp para encerrar a fase do Treinamento Inicial.
  • No dia 05, domingo, vai rolar o Modelado do Terreno. É o segundo degrau das técnicas de orientação, fundamental para entender as curvas de nível. Estes conhecimentos serão testados no dia 26, com um Desafio numa fazenda em Piratininga.
  • E, de quebra, ainda poderemos participar da 4ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação - CAMPOR, em Pirassununga, no dia 12. Boa oportunidade para saber como anda o esporte em São Paulo.

Outras sugestões de datas? Entre em contato com a nossa ouvidoria contatoautido@gmail.com

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Não Vai Ter Golpe!!!

Que isso fique bem claro aos leitores desse blog.

Compartilhando as nossas vivências em orientação, aperfeiçoamos nossas técnicas de navegação no terreno.
Quem quer golpe, vai procurar karatê, judô, ..., essas lutas que têm por aí.
Aqui nós comentamos e convidamos para praticar os mais eficientes métodos de orientação para utilizar em momentos de diversão e lazer.
Por isso que, nesse sábado dia 14 de maio, vamos fazer o Treinamento Inicial. Mais pessoas poderão conhecer o principal fundamento da orientação: a leitura de mapa. E ser introduzido no fascinante mundo do esporte Orientação. Pra participar, é só preencher este FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.
E não é só!

No domingo, avançaremos mais na leitura do mapa com a compreensão da curva de nível. Esse treino, o Modelado do Terreno, é só pra quem já fez o Treinamento Inicial.
A leitura da curva de nível - CN - é a parte mais técnica da orientação. Aqueles que dominam esse conhecimento aproveitam muito mais as informações do mapa.
A CN é virtual.
Ela existe, mas é uma construção teórico-matemática de pontos vizinhos de mesma altitude que formam uma linha, sendo que o conjunto dessas linhas nos dão a noção precisa da conformação do terreno, suas reentrâncias, protuberâncias e desníveis.
Tá difícil de entender?
Faz o seguinte: preenche a inscrição abaixo e vem participar desse treinamento no domingo
  • dia 15 de maio,
  • no km 248 da rodovia Bauru-Ipaussu, em Piratininga.
  • Vem de calça, pois andaremos num pasto.
  • Traz água pra beber,
  • protetor solar,
  • R$ 12,00 (doze reais) e
  • a sua bússola justiceira (usaremos o olho de Thundera). Quem não tiver, pode ser a bússola do celular.
  • A gente  começa às 09 horas e termina ao meio dia.
Não esquece de preencher esse outro formulário aí embaixo.


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Revezamento

A mais excitante das competições de Orientação.

Quem já correu um revezamento sabe como é legal. Nada parecido com a solidão de uma pista clássica de Orientação.
Como no revezamento de qualquer esporte, é formada uma equipe. O primeiro faz uma pista, que, quando termina, passa a vez pro segundo e assim sucessivamente, até chegar ao último, quando fecha o tempo da equipe.
A partida é o ponto alto. Todos os primeiros atletas saem juntos. Imagina aquela muvuca de gente correndo pra todo lugar, alguns vão para o mesmo ponto que você, outros acham que estão indo para o mesmo ponto e descobrem que não é o mesmo prisma, ..., e por aí vai.
Depois, ficar na chegada vendo o rendimento da equipe e o desempenho dos parceiros na prova. É punk!
As competições mais sinistras de revezamento de Orientação ocorrem nos países escandinavos: Tiomila na Suécia, Jukola na Finlândia e 25Manna na Suécia.

Neste fim de semana, começa o Tiomila, com provas dia 14 e 15 de maio (sábado e domingo).
Como todos sabem "tio" significa 10 em sueco. E "mila", milhas escandinavas, que na Suécia equivalem a 10 quilômetros. Então, a equipe percorre uma distância de aproximadamente 100 km. Lógico, cada membro da equipe faz um pedaço.
Quando começou este revezamento, em 1945, só homens participavam, formando equipes de 10 atletas. Em 1977, entraram as mulheres que formam equipes de 5. E, em 1992, foi criado uma prova para jovens até 16 anos em equipes de 4 membros.
No sábado pela manhã ocorre a prova juvenil. De tarde, a das mulheres. E às 20:30h parte o primeiro membro das equipes masculinas. Isso mesmo, às 8 e meia da noite, ou melhor, da tarde, pois na Suécia, neste dia 14 de maio, a noite começa oficialmente às 21:32h e o dia amanhece às 04:12h de 15 de maio. A noite pega do 2ª ao 7ª atletas, mas em quase todo o período é necessário correr com headlamp. As sete da manhã já se saberá a equipe vencedora.
O site da competição é esse: www.10mila.se
Logo abaixo está um vídeo da partida do masculino. Dá até pra ver uns dois beijando o chão.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A Bússola e o Olho de Thundera

"Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance."

Quem não lembra das épicas palavras do líder dos ThunderCats? Lion-O evocava o poder do olho místico de Thundera, encravado na sua espada, para que ele pudesse ver algo escondido da sua visão.


No treinamento de curva de nível, pudemos ver que a bússola é a nossa espada justiceira. Fácil entender!
Tudo o que está no terreno, está representado no mapa. Inclusive o que é invisível.
Isso mesmo! Algo que é invisível, ainda assim, importantíssimo para a orientação e que está no mapa: a direção norte-sul.
Mas como algo invisível pode ser usado na orientação?
Aí entra em ação o nosso olho de Thundera, a agulha da bússola. A agulha se alinha automaticamente com a direção norte-sul, graças ao magnetismo da Terra.
Com a agulha da bússola dando a visão além do alcance da direção norte-sul, fica fácil orientar o mapa. Muitos acham que uma bússola serve para indicar direções precisas, mas seu principal uso é ver o invisível com a agulha, o nosso olho de Thundera.
Então, quando estiver fazendo uma pista, pode dizer sem erro:

Bússola justiceira, dê-me a visão além do alcance.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Dia Mundial da Orientação

"inspirará os jovens em todo o planeta com os valores do esporte e um estilo de vida saudável"

Com essa palavras, o Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, parabeniza a Federação Internacional de Orientação (IOF) pela implementação do Dia Mundial da Orientação - WOD.

O objetivo da Federação é bater o recorde da Associação Suíça de Orientação que, no dia 23 de maio de 2003, levou 207.979, em mais de 1381 localidades, a correr percursos de Orientação (Guinness World Records).
Para entrar no Guinness, a expectativa é levar mais de 250 mil em atividades ligadas a Orientação. O Brasil também está nessa parada, com 24 eventos cadastrados no site do WOD. Tudo isso será no dia 11 de maio.
Epa!!!!.... 11 de maio é uma quarta-feira!!!
Pois é! Não se sabe muito bem como os europeus arrumam tempo para fazer com que milhares de pessoas façam Orientação no meio da semana.
Ligada na nossa particularidade, a Confederação Brasileira de Orientação recomendou que os eventos que ocorrerem em território nacional entre os dias 1º e 31 de maio sejam cadastrados como fazendo parte do movimento internacional.
Daí entramos nós!
Nesse domingo, dia 1º de maio, realizamos o Modelado do Terreno - treinamento de curva de nível. Acredite se quiser: nós estamos lá no site do WOD!!! Dá pra ver no site um dos mapinhas utilizados no treinamento.
E aqui estão algumas fotos:
Foto: Abner Correia

Foto: Abner Correia

Foto: Leandro Kitamura

Foto: Leandro Kitamura

Foto: Leandro Kitamura