segunda-feira, 9 de maio de 2016

Revezamento

A mais excitante das competições de Orientação.

Quem já correu um revezamento sabe como é legal. Nada parecido com a solidão de uma pista clássica de Orientação.
Como no revezamento de qualquer esporte, é formada uma equipe. O primeiro faz uma pista, que, quando termina, passa a vez pro segundo e assim sucessivamente, até chegar ao último, quando fecha o tempo da equipe.
A partida é o ponto alto. Todos os primeiros atletas saem juntos. Imagina aquela muvuca de gente correndo pra todo lugar, alguns vão para o mesmo ponto que você, outros acham que estão indo para o mesmo ponto e descobrem que não é o mesmo prisma, ..., e por aí vai.
Depois, ficar na chegada vendo o rendimento da equipe e o desempenho dos parceiros na prova. É punk!
As competições mais sinistras de revezamento de Orientação ocorrem nos países escandinavos: Tiomila na Suécia, Jukola na Finlândia e 25Manna na Suécia.

Neste fim de semana, começa o Tiomila, com provas dia 14 e 15 de maio (sábado e domingo).
Como todos sabem "tio" significa 10 em sueco. E "mila", milhas escandinavas, que na Suécia equivalem a 10 quilômetros. Então, a equipe percorre uma distância de aproximadamente 100 km. Lógico, cada membro da equipe faz um pedaço.
Quando começou este revezamento, em 1945, só homens participavam, formando equipes de 10 atletas. Em 1977, entraram as mulheres que formam equipes de 5. E, em 1992, foi criado uma prova para jovens até 16 anos em equipes de 4 membros.
No sábado pela manhã ocorre a prova juvenil. De tarde, a das mulheres. E às 20:30h parte o primeiro membro das equipes masculinas. Isso mesmo, às 8 e meia da noite, ou melhor, da tarde, pois na Suécia, neste dia 14 de maio, a noite começa oficialmente às 21:32h e o dia amanhece às 04:12h de 15 de maio. A noite pega do 2ª ao 7ª atletas, mas em quase todo o período é necessário correr com headlamp. As sete da manhã já se saberá a equipe vencedora.
O site da competição é esse: www.10mila.se
Logo abaixo está um vídeo da partida do masculino. Dá até pra ver uns dois beijando o chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário