quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Voar

Certa vez, estava conversando sobre mergulho, como se praticava, que muitos apreciavam esta atividade. Só que eu não! Achava algo sufocante, uma máscara apertando o rosto, uma tonelada de agua em volta...
Mas aí me mostraram um outro lado que mudou meu pensamento. Falou-se que o mergulho não é uma prisão. Ao contrário, quando se está debaixo d'água é como voar, pode-se ir para qualquer direção, para cima, para baixo... É liberdade!!!

Taí! LIBERDADE.
É esta a sensação quando se domina as técnicas de orientação.
É incrível, mas parece que o mapa fala com você. As curvas de nível te transportam. O terreno passa a ser familiar. Se um lugar é desconhecido, a orientação com mapa liberta. É você no controle.

Nessa vibe de se sentir ilimitado, uma música reflete bem esse sentimento. Fala em poder ir por aí, de não ter amarras a qualquer lugar, em linguagem poética e com melodia envolvente.
Linha do Horizonte, do grupo Azimuth, do início dos anos 70.

Liga o som.
Fecha os olhos.
E se inebrie com a sensação de liberdade.


 

 ♫   ♪

É...
Eu vou pro ar
No azul mais lindo
Eu vou morar.
Eu quero um lugar
Que não tenha dono
Qualquer lugar.
Eu...
Quero encontrar
A rosa dos ventos
E me guiar.
Eu quero virar
Pássaro de prata
E só voar.
É...
Aqui onde estou
Esta é minha estrada
Por onde eu vou.
E quando eu cansar
Na linha do horizonte
Eu vou pousar.

♬  ♩ 

sábado, 5 de janeiro de 2019

Carta de Intenções da Autidó


Vamos deixar o pensamento voar...
Já pensou se houvesse uma pista de Orientação todo final de semana?
Acabou a semana, ... não tem nada pra fazer, ...
Aí tem uma pistinha programada em alguma cidade da região. Se você perder essa, sabe que no outro fim de semana tem outra. Sempre tem uma pra malhar, ou "descansar a cabeça", ou viajar, ou treinar, ou só pra ver o pessoal. Não seria legal?!?!
Administradores chamariam isso de VISÃO DE FUTURO da Autidó. Seria um sonho!!!...
É um sonho. Mas daqueles possíveis.
Não é nada de outro mundo. A Inglaterra tem um esquema assim. Aliás, vai além: tem várias pistas nas sextas, sábados, domingos e feriados. Olha aqui!

A Autidó nutri um profundo desejo de reunir pessoas da região para praticar a deliciosa atividade de orientação e navegação. Planejar e dominar os seus destinos, geograficamente falando, é muito legal! E fica mais legal se for em grupo. Afinal, de que valem nossa aventuras se não tivermos pra quem contar? E se falou em aventura com mapa, falou no esporte Orientação.
Reunir pessoas - isso é meio que a razão da Autidó existir. Como se fosse uma MISSÃO, diriam estrategistas.

Nessa caminhada para juntar a turma na Orientação, alguns pontos são muito importantes. Poderíamos dizer que são VALORES inegociáveis para a Autidó.
O primeiro ponto é o espírito fraternal que deve guiar este grupo, para que nos sintamos acolhidos como em casa. Essa casa tem que ser edificada com o cimento do conhecimento universalizado das técnicas de orientação e navegação e com os tijolos da constante oportunidade de praticar em pistas de Orientação. A casa da Autidó, como qualquer outra, despende recursos, sendo viável se for economicamente sustentável, com um especial cuidado com as fazendas, escolas, chácaras que praticamos a Orientação, pois estes são o nosso campo de jogo.

Esta Carta de Intenções é uma espécie de REFERENCIAL ESTRATÉGICO DA AUTIDÓ
Resultado de imagem para objetivos definidos